Estratégias e tendências PÓS-NRF: Metaverso e ESG

Seguindo nossa conversa sobre NRF, hoje vou abordar outros dois tópicos vistos na NRF*- THE BIG SHOW. Caso você não tenha lido meu artigo sobre Estratégias e tendências de omnicanalidade e People Centric, vale a pena a leitura. Aqui neste artigo, trago uma pincelada sobre dois temas muito falados e que estão por todos os lados: Metaverso e ESG.

Se você quer se atualizar sobre estes temas, siga lendo este artigo.

Metaverso

Confesso que quando cheguei em Nova York já tinha ouvido falar muito e lido alguns artigos sobre o Metaverso, mas para mim, parecia uma realidade muito distante e atrelada ao mundo dos gamers e algo longe da minha realidade não virtual (perdão pelo trocadilho). 

NRF 2022: Conceitos inovadores, comércio alternativo e metaverso no varejo - Mercado&Consumo
Kate Ancketill (CEO e fundadora da GDR Creative Intelligence)

NYC é onde as tendências nascem, crescem e se realizam e na NRF não podia ser diferente. Durante a conferência, fui atingida por um tsunami de informações sobre o Metaverso e, devo confessar, que me bateu um certo desespero. Porém,  por sorte assisti à palestra de Kate Ancketill (CEO e fundadora da GDR Creative Intelligence) e Emma Chiu (diretora global da Wunderman Thompson Intelligence) que mostraram de forma muito prática como  o metaverso já faz parte do varejo e quanto ele tem sido lucrativo, com exemplos tangíveis de várias marcas.

 

Atualmente, o tema Metaverso é conhecido por apenas 38% da população mundial. Um universo virtual no qual a compra e a posse são possíveis para praticamente tudo, em um modelo de interação e de comunicação que atende os anseios das gerações Z e Alfa, (que serão metade da população mundial a partir de 2030). Sem dúvidas, é um público que consome muito mais que as gerações atuais, mas o faz de maneira completamente diferente, tendo decisões movidas por entretenimento, gamificação, socialização e colaboração.

 

Neste cenário, que traz um modelo praticamente todo novo, a dinâmica do metaverso pode ser fundamental para a interação entre empresas e seus clientes. Os números apresentados na NRF mostram que não apenas 66% das pessoas preferem se envolver com as marcas por via digital, mas que 73% delas consideram mais fácil interagir desta forma.

É a adaptação do real ao virtual, e vice-versa. Em um novo cenário para uma nova sociedade, no qual está claro que marcas bem sucedidas provavelmente terão presença maciça no digital, desconsiderar o metaverso para fazer isso é praticamente impensável neste momento. 

Parafraseando o bilionário Jeff Bezos sobre o futuro.

“Se você estiver fugindo do futuro, o futuro vai te vencer sempre”.

 

Marcas como Nike, Adidas, Carrefour e outras gigantes já estão envolvidas com vendas no metaverso e comercializando seus NFT´s ( isso é assunto para outro texto) de forma lucrativa e gerando mudanças de mindset. O metaverso é realidade e tem potencial para ser parte vital dos hábitos de consumo e, consequentemente, de todo o varejo no mundo daqui por diante. 

 

Para a nossa realidade, em breve começaremos a também projetar lojas no Metaverso e elas deverão ter a mesma identidade que os demais ambientes em que existem troca com o consumidor.

 

ESG (Environmental, Social and Governance)

 

 

ESG a sigla para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, em português) foi um dos temas mais falados durante a NRF. É uma sigla utilizada para mensurar práticas de impacto positivo das empresas no meio ambiente e na sociedade, além de boas práticas de governança e regulação. 

 

Para muitas empresas, inclusive, diversos investimentos já seguem rigorosos critérios de conformidade com o ESG.

 

Na NRF 2022, uma das marcas que deu bastante destaque para o tema foi o Walmart. A varejista apresentou suas práticas mais atuais de sustentabilidade, condutas que englobam toda a cadeia logística, incluindo parceiros e clientes. Porém traz para a corporação toda a responsabilidade dos impactos causados no ambiente e na sociedade até que todos os projetos estejam em pleno funcionamento. 

 

A ideia do Walmart é poder zerar a emissão de carbono em toda a sua cadeia de suprimentos já nos próximos anos, por isso um forte trabalho de base vem sendo feito em ritmo acelerado dentro da empresa e com todos os seus stakeholders.

 

Ainda dentro do assunto ESG, a NRF trouxe muitos exemplos práticos de aplicação da chamada economia circular, que traz a ideia da revenda de produtos, usados e reciclados. 

 

A Ralph Lauren, por exemplo, que tem no algodão 80% do seu consumo de matéria-prima, já produz camisetas pólos de alta qualidade e altamente resistentes utilizando material totalmente reciclado. 

 

A ideia da economia circular é movimentar um mercado que fomente menos descarte e mais sustentabilidade em toda a cadeia. 

 

Outra marca que também está trabalhando fortemente nesse modelo, é a Ikea. A empresa já faz a compra e revenda de móveis usados da marca e tem metas de desenvolvimento sustentável para os próximos anos. Segundo Javier Quiñones  CEO e CSO (Chefe de Sustentabilidade e da marca) , um fator importante é saber ser ecológico, mas também chegar a um preço competitivo. Um exemplo dado por ele foi em relação às suas lâmpadas LED. O que de início custava cerca de US$8 agora já é comercializado por cerca de US$2.

 

Quando trazemos a ESG para a realidade de consumo atual, podemos dizer que a Geração Z, é atuante e valoriza a questão da sustentabilidade. 

 

É uma geração altamente pautada por valores e por hiperconexões, o que torna perceptível a intenção das marcas mais latentes. Assim, a atração dos clientes torna-se natural, e mais do que a reputação da empresa, fortalece-se a preocupação com o meio ambiente e temas relevantes. 

 

Há pontos que devem ser levados em consideração ao falarmos de sustentabilidade, entre eles, fatores sociais, ambientais e econômicos. Ao integrá-los no dia a dia, existe uma forte tendência das marcas criarem vínculo com essa geração e alcançarem seus objetivos.

 

Semana que vem voltamos com um sneakpeak do retail tour pelas lojas de NY.  

 

A NRF 2022 foi pontual, mas irá se amplificar no trabalho diário da nossa equipe, nos projetos de arquitetura comercial e varejo que executamos e na mentoria nos negócios dos clientes da Lubianca Arquitetos.

 

Você também pode complementar seu entendimento do que foi a NRF 2022 com uma explicação mais visual  lá no nosso Instagram @lubiancaarquitetos

 

Um abraço.

 

NRF* – National Retail Federation
Super Nova*- estrela maciça que, num estágio avançado de sua evolução, explode, passando repentinamente a brilhar de modo muito intenso
Keynotes*- palestras consideradas como mais importantes do evento e que dão a direção para demais tendências.
Wrap Ups* – encontros no final do dia para cada participante expor suas idéias e entendimentos e compartilhar o que viu para os demais participantes da sua delegação.

Ana Lubianca

Head de Conceito e Jornada

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